Curso A Crítica Cinematográfica no Brasil com Ataídes Braga



Cine Humberto Mauro apresenta o curso “A Crítica Cinematográfica No Brasil” ministrado pelo professor de cinema e crítico Ataídes Braga.  O objetivo do curso é apresentar os princípios básicos para o desenvolvimento da atividade crítica. O curso visa também proporcionar um panorama histórico e contemporâneo da crítica cinematográfica brasileira. As aulas acontecem nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, de 14h às 16h30, no Cine Humberto Mauro. Os interessados devem mandar um email cujo assunto deve ser CURSO A CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA NO BRASIL para cursos.cinehumbertomauro@gmail.com a partir de 19 de novembro. A inscrição somente será efetuada mediante envio do e-mail.*

A Crítica Cinematográfica no Brasil - Ementa

OBJETIVO: O objetivo do curso é introduzir o aluno no universo da crítica             cinematográfica brasileira, capacitando-o a identificar os fundamentos teóricos, metodologias e posturas políticas que configuram o  trabalho de crítico de cinema.

Carga Horária: 09 horas

Conteúdo Programático:

Princípios básicos para a formação do crítico.

Os primeiros teóricos e o cineclubismo.

Leitura e debate do texto “O Padrão do Gosto” de David Hume.

Exercícios de escrita do filme Cada um com seu cinema.

A crítica de André Bazin  e sua relação com Paulo Emílio Salles Gomes.

Os críticos mais importantes: Antônio Moniz Viana; Ely Azeredo; Walter da Silveira; Alex Viany; Glauber Rocha; Jean-Claude Bernardet; Inácio Araújo; Ismail Xavier, dentre outros.

A Crítica Contemporânea: Sítios de Cinema, Blogs.

Exercício de crítica sobre o filme o Crítico, de Kleber Mendonça.

Metodologia: Aulas teóricas com exercícios de análise de filmes. Leitura e debate de textos. Análise de fragmentos de filmes. 

Mini-currículo de Ataídes:

Ataídes Braga é poeta, professor de cinema, roteirista, diretor de produção; crítico e comentarista de cinema em jornais, rádios e  tvs; ministra aulas em faculdades, cursos e oficinas; participou de vários filmes realizados nos últimos anos em BH; Pesquisador do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro; Autor do livro - O Fim das Coisas - Salas de Cinemas de Belo Horizonte, CRAV/Secretária Municipal; Fragmentos de Versos, Plurats; Cachoeira de Filmes, Allgas, 2011. Integrante da Rede Kino.  Professor do Centro Universitário UNA. Diretor das Associação Artesãos Tagarelas.

* Texto de divulgação da Fundação Clóvis Salgado.

0 comentários:

Postar um comentário

::: Acessos :::

::: Sobre o site :::