Lançamento do livro Cachoeira de Filmes, de Ataídes Braga

No dia 15 de abril de 2011, sexta-feira, o Cine Humberto Mauro será homenageado pelos seus 33 anos, com o lançamento do livro Cachoeira de Filmes, do cineasta Ataídes Braga. O artista vai receber o público e convidados para uma noite de autógrafos, a partir das 19h, nos Jardins Internos do Palácio das Artes.

O livro Cachoeira de Filmes apresenta a história do Cine Humberto Mauro, sediado no Palácio das Artes, e de seu patrono, o cineasta mineiro que dá nome ao espaço. Entre histórias e casos do artista, o livro apresenta a cronologia das atividades da sala de cinema, criada em 1978, além de entrevistas com ex-coordenadores do espaço, fotos e materiais gráficos raros de mostras e festivais.

Assim como a sala de cinema, o livro de Ataídes Braga presta uma homenagem ao mestre Humberto Mauro (1897-1983), lembrando também dos inúmeros cineastas que produziram e lutaram pelo cinema brasileiro. O título refere-se a uma frase dita por ele: "cinema é cachoeira". Pensamento que resume bem o espírito e a intensidade de suas obras.

Inaugurado sob o título Sala Humberto Mauro, a história do cinema começou antes mesmo de ele ser erguido. Idealizado por Wagner Corrêa, primeiro programador do espaço, em parceria com um grupo de amigos, o projeto foi consolidado após longo período de exibições que aconteciam no Grande Teatro. Devido ao sucesso dos eventos e à necessidade do espaço, foi criada uma sala exclusiva para as exibições. O primeiro filme exibido foi A Noiva da Cidade (1978), dirigido por Alex Viany, a partir de um roteiro de Humberto Mauro.


Evento: Lançamento do livro "Cachoeira de Filmes", com Ataídes Braga


Data: 15 de abril de 2011
Horário: 19h
Local: Jardins Internos do Palácio das Artes - BH
Entrada franca
Duração: 3h30
Classificação etária: Livre
Informações: (31) 3236-7400  - Site Palácio das Artes

0 comentários:

Postar um comentário

::: Acessos :::

::: Sobre o site :::